segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Pessoal, posto aqui uma sugestão de planejamento de como usar o vídeo Romeu e Julieta da Ruth Rocha. A historinha é linda e a voz da Ruth deixa tudo mais bacana. Façam bom uso!
Beijos!!


ROTEIRO – PROPOSTA DO PROJETO/AULA
1. Identificação
Nome do cursista
Paula Adriana Simeão Freitas
Nome da Escola: Escola Classe 12 Ceilândia

2. Título/Tema da sugestão de aula
Romeu e Julieta

3. Estrutura curricular – Nível de ensino
Ensino Fundamental - Anos Iniciais

4. Objetivo (s) – o que o aluno poderá aprender com esta aula?
 - motivar o aluno a escrever sem medo;
- despertar a curiosidade e interesse pelo mundo da leitura , além de transmitir as ideias básicas relacionadas com o conteúdo da aula;
- explorar o que foi assistido, estimulando os alunos a terem uma visão crítica sobre o que estão estudando.
- Estabelecer correspondência entre a pauta sonora e a escrita do texto.

5. Duração das atividades
Duas aulas de quarenta minutos cada uma.
Primeira aula: História contada pelo professor com o livro Romeu e Julieta de Ruth Rocha.
Discussão e desenho em sala da história contada. Ditado das palavras e a frase que foram escolhidas no texto para o teste da psicogênese.
Segunda aula: Exibição do vídeo do filme Romeu e Julieta, discussão sobre as diferenças entre o livro e vídeo, produção de texto baseado no que foi assistido.

6. Conhecimentos prévios
A Psicogênese da Língua Escrita é uma abordagem psicológica de como a criança se apropria da língua escrita e não um método de ensino. Portanto, cabe aos profissionais da educação, fazer a transposição desta abordagem para a sala de aula, transformando os estudos em atividades pedagógicas.
Pré-leitura e Leitura compreensiva (para os alunos do 1º, 2º e 3º anos) – leitura de sílabas e palavras; os livros ilustrados facilitam a interpretação do que está sendo lido.
Leitura Interpretativa (para os alunos do e 4º e 5º anos)– onde a criança lê textos curtos e os interpreta, e á leitura propriamente dita.

7. Estratégias e recursos
Preparamos os alunos para o filme. Em sala de aula, comentamos sobre o que eles deveriam prestar atenção: quem eram os personagens, o espaço e o tempo onde se passa a ação, o que mais chamou, o vestuário.
As crianças ouvirão a história Romeu e Julieta de Ruth Rocha, contada pela professora; elas deverão estar sentadas como uma pequena plateia ou em um círculo, após a escuta todas farão um desenho.
 O professor não deve se o primeiro a dar a sua opinião ou monopolizar a discussão, mas tampouco deve ficar em cima do muro, deve aguardar a opinião dos alunos sobre o que foi lido e posteriormente assistido.
 Deve posicionar-se, depois dos alunos, trabalhando sempre dois planos: o ideal e o real; o que deveria ser (modelo ideal) e o que costuma ser (modelo real). Informar somente aspectos gerais do vídeo (autor, duração, prêmios...).
Não interpretar antes da exibição, não pré-julgar (para que cada um possa fazer a sua leitura).
. Checar o vídeo antes. Conhecê-lo. Ver a qualidade da cópia. Deixar no ponto antes da exibição. Anotar as cenas mais importantes
.Se for necessário (para regulagem ou fazer um rápido comentário) 
apertar o pause ou still, sem demorar muito nele.
. Observar as reações do grupo.
. Após a exibição do filme e a discussão do que foi visto e o que mais gostaram os alunos deverão fazer o ditado com as palavras escolhidas, a frase o reconto da história em uma folha de papel devidamente preparada para a atividade.

8. Recursos – enriqueça sua aula
Telão, computador, data show (projetor), atividades xerocadas para as atividades escritas dos alunos.

9. Recursos complementares





http://www.cefetsp.br/edu/eso/cesarvideo.html

10. Avaliação
Correção dos testes realizados com os alunos.
Análise e classificação para saber em qual nível da psicogênese o aluno se encontra para ajudá-lo a avançar ao nível seguinte e seja bem sucedido.

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